Charges de Jack Cartoon, originalmente publicada no jornal Amazonas Em Tempo em 2001

Eleição municipal de Manaus em 1988

A eleição municipal de Manaus em 1988 ocorreu em 15 de novembro de 1988. O prefeito era Manoel Henriques Ribeiro, do PTB, que terminaria seu mandato em 1 de janeiro de 1989. Arthur Virgílio Neto, do PSB, foi eleito prefeito de Manaus pela primeira vez em turno único.

Candidatos a prefeito Número Coligação Votação Percentual
Arthur Virgílio
PSB
40
PSB, PSDB, PCdoB, PCB, PJ
138.256
48,30%
Gilberto Mestrinho
PMDB
15
PMDB, PDS, PSD, PTR, PST, PMB, PCN, PSC, PFL
109.470
38,25%
Nonato Oliveira
PL
22
PL, PV
25.038
8,75%
José de Oliveira Fernandes
PDT
12
PDT
7.269
2,54%
José de Oliveira Barroncas
PT
13
PT
4.747
1,66%
Âmina Zacarias de Oliveira
PMC
18
PMC
1.449
0,51%

Em 1982 Gilberto Mestrinho é eleito governador pelo PMDB derrotando o radialista Josué Filho pelo PDS, tendo como aliado dentre outros, Arthur Neto, eleito deputado federal. Eduardo Braga com pouco mais de 20 anos é eleito vereador para a Câmara Municipal de Manaus pelo PDS, partido que apoiou a ditadura militar e de oposição a Mestrinho.

Em 1983 Gilberto Mestrinho nomeia Amazonino Mendes prefeito de Manaus, último prefeito não eleito de Manaus, tendo Eduardo Braga líder do PDS em oposição a Amazonino Mendes. A indicação de Amazonino somado a alguns eventos políticos sindicais em Manaus resultou no racha no grupo liderado por Mestrinho, com a saída dos deputados federais eleitos em 1982, Arthur Neto, José Mário Frota e de outros políticos autênticos da oposição à ditadura militar, como os deputados Félix Valois, Elizabeth Azize dentre outros.

Em 1986 Amazonino é eleito para o primeiro mandato de governador tendo como vice, Vivaldo Barros Frota egresso do PDS e filiado ao então recém-criado PFL com dissidentes do PDS derrotando Arthur Neto ex-aliado de Mestrinho tendo como seu principal aliado, Eduardo Braga, eleito deputado estadual.
Em 1988 Mestrinho é derrotado na eleição para a Prefeitura de Manaus por Arthur Neto.

Charges de Jack Cartoon, originalmente publicadas  no Portal do Holanda entre 2014 e 2017   

 

Em 1990 Mestrinho é eleito para terceiro mandato de governador com o empresário Francisco Garcia como vice, outro apoiador da ditadura militar, Amazonino é eleito para o Senado e Eduardo Braga eleito deputado federal.

Em 1992 Amazonino foi eleito prefeito de Manaus, Eduardo Braga era seu vice, derrotando a chapa Wilson Alecrim e José Cardoso Dutra, apoiados pelos então prefeito Arthur Neto e governador Gilberto Mestrinho.

 

Em 1994 Amazonino foi eleito governador, Alfredo Nascimento era seu vice, com o apoio de Gilberto Mestrinho governador à época.

Em 1996 Alfredo é eleito prefeito de Manaus com Omar Aziz como vice-prefeito cuja chapa foi montada pelo então governador Amazonino Mendes com apoio do então prefeito de Manaus e um de seus cabos eleitorais, Eduardo Braga, derrotando Serafim Corrêa no segundo turno por uma diferença apertada.
Em 1998 Amazonino foi reeleito governador tendo Samuel Assayag Hanan como vice derrotando a chapa Eduardo Braga (governador) e Serafim Corrêa (vice-governador). José Melo foi um dos artífices da vitória de Amazonino contra o Eduardo. Gilberto Mestrinho foi eleito senador com apoio de Amazonino derrotando o médico Marcus Barros, candidato ao Senado pelo PT com apoio de Eduardo Braga.

Em 2000 Alfredo foi reeleito prefeito, com Omar vice contra Eduardo Braga.

Em 2002 Braga foi eleito governador, Omar vice com o apoio de Alfredo e Amazonino, contra Gilberto Mestrinho. A chapa original era Eduardo Braga e José Melo. Na madrugada do dia da Convenção no Olímpico Clube, Melo foi excluído da chapa entrando em seu lugar José Melo indicado por Amazonino que cedeu a pressões e chantagens de empresário de uma empresa de comunicação do Estado.

Em 2006 Braga foi reeleito governador, Omar vice, derrotando Amazonino. Desta vez um dos mentores da vitória de Braga foi nada mais, nada menos do que José Melo, que quatro anos antes, havia trabalhado para a derrota de Eduardo Braga contra Amazonino.

Em 2008 Amazonino foi eleito prefeito, contra Omar que tinha apoio de Braga e Alfredo.

Em 2010 Omar foi eleito governador, Melo vice com o apoio de Braga, Amazonino, contra Alfredo.

Em 2012, Arthur Neto é eleito prefeito de Manaus com apoio do então Amazonino Mendes que não concorreu à reeleição, derrotando a candidata e atual senadora Vanessa Grazziotin apoiada por Eduardo Braga de quem foi desafeta política ao longo de 15 anos.

Em 2014 Melo foi eleito governador, com o apoio de Omar e Alfredo, contra Braga.

Em 2016 Artur foi reeleito prefeito com o apoio de Braga contra Marcelo que era candidato do Omar, Melo, Alfredo e Amazonino.

Agora em 2017 todos eles vem como salvadores da pátria mais uma vez, e de novo como essa velha tática de dividir para conquistar, o fato é que o poder sempre fica nas mesmas mãos.


Agora Braga é candidato, Marcelo vice, com o apoio de Alfredo, contra Amazonino que tem o apoio de Omar. Melo foi jogado na lata do lixo por ambos.

VALE LEMBRAR QUE EM 1982, MESTRINHO FOI APOIADO POR QUASE TODOS OS PARTIDOS DE ESQUERDA, DENTRE ELES O PCdoB. NAQUELE ANO MESTRINHO DISSE QUE IRIA GOVERNAR O AMAZONAS POR 20 ANOS. JÁ SE PASSARAM 35 ANOS E OS MESMOS CONTINUAM SE ALTERNANDO NO PODER. MESTRINHO VIRIA FALECER EM JULHO DE 2009.

 

 

 

 

 

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail