QUEM SERÁ O ESCOLHIDO?
Por Chico Santa Clara*
O prefeito David Almeida deve anunciar o nome do candidato a vice na chapa do governador Wilson Lima no dia 31 de julho, prazo considerado por ele como “deadline” para a decisão. A data limite para a realização das convenções partidárias é 5 de agosto. A data do anúncio do futuro vice coincide com o aniversário da mãe de David, já falecida. As informações foram confirmadas pelo secretário municipal de comunicação, Israel Conte. Entre os nomes cotados para o bonde do governador está despontando o do vice-prefeito Marco Rotta, que possui grande penetração no eleitorado feminino e é um grande profissional da comunicação. A roleta já está girando. Façam suas apostas.
Educação Ribeirinha
Estudantes dos ensinos fundamental e médio da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, a 150 quilômetros de Manaus, participaram de um intercâmbio no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Os alunos visitaram o Bosque da Ciência, conheceram a estrutura do INPA e o trabalho realizado pelos profissionais do instituto. O grupo, composto por dez jovens ribeirinhos, veio a Manaus para participar do I Seminário Técnico de Soluções Inovadoras para a Educação Ribeirinha. O projeto é executado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAZ), com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC) e com recursos de emendas parlamentares destinados pela deputada Therezinha Ruiz. Parabéns pela brilhante iniciativa!
Upgrade no serviço público
O senador Omar Aziz esteve pessoalmente na Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS) para acompanhar a entrega de computadores que foram adquiridos com auxílio de emenda parlamentar, no valor de R$ 850 mil, destinadas pelo senador para este fim. “Sei a diferença que esses equipamentos vão fazer nas rotinas de trabalho dos profissionais das secretarias. É extremamente importante que as nossas emendas se transformem em benefícios para a população, por isso não medi esforços para conseguir a aprovação desses recursos”, avisou.
Cala a boca, Piquet!
Deve ser realmente doloroso para um piloto de Fórmula 1, que entre outros defeitos de caráter é bolsonarista, homofóbico e racista, saber que estará para sempre atrás de um “neguinho” na história de um dos esportes mais brancos, ricos e elitistas do mundo. Vergonha de ter torcido por essa peste quando era criança. Como piloto foi magistral, mas como pessoa, infelizmente, é um ser deplorável.
Diversão boa e barata
Entreouvido numa mesa do Bar do Carvalho: “Meu novo hobby está em entrar no Uber para ir ao trabalho já falando mal do Coiso. A maioria dos motoristas fica pasmo ao ver um PM fardado esculhambando o deus de barro dos militares. Aproveito a estupefação momentânea dos sujeitos para enumerar as perdas de benefícios nesse governo e questionar quem mais corre risco com esse aumento expressivo de armas circulando na mão de civis. E no quartel eu ainda digo que a única coisa que ganhei no governo do Coiso foi mais cinco anos de serviço”. Sim, fariseus, a vida é dura!
Coisas do Coiso
A verdade é essa: o Coiso está menos preocupado em ser reeleito do que em escapar do beco sem saída em que se meteu: crimes em série com perspectiva de punição. A baderna que prepara visa menos a permanecer no poder do que a obrigar o Congresso e o STF a arranjarem uma saída qualquer para ele. Se o Coiso tentar o golpe em setembro e falhar, vai em cana no ato e o Mourão assume a bagunça. Se topar ir à eleição, corre o risco de perder no 1º turno. Para livrar a cara dele, dos filhos, das esposas, dos generais apoiadores e de comparsas do legislativo como Lira e outros, vai precisar de uma mega negociação com o STF, envolvendo Rodrigo Pacheco, Michel Temer e outros luminares. Quer dizer, tudo pode acontecer.
Fogo amigo
Auxiliares do Coiso trabalharam sem parar durante esta terça-feira, 28, para tentar desmobilizar a articulação para a realização da CPI do MEC. Uma das estratégias é a de pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com a argumentação de que ele estaria interferindo no processo eleitoral. Nas palavras de um assessor palaciano, com outras CPIs aguardando na fila para serem avaliadas, se Pacheco decidir abrir a CPI do MEC estaria praticamente “declarando voto em Lula”.
Tirando o bode da sala
A tropa de choque do Coiso afirma que não há justificativa para a CPI, já que a prisão do ex-ministro aconteceu justamente porque o caso está sendo investigado por outros órgãos como a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU). Além disso, membros do governo dizem que Pacheco estaria alinhado com a necessidade de o Congresso avançar as pautas econômicas, como a PEC que permitirá o aumento do Auxílio Brasil e do Pix Caminhoneiro. Há quem acredite que essa será uma das justificativas que Pacheco deve usar para atender ao pedido do governo e engavetar a CPI. Segundo fontes do governo que têm participado das reuniões econômicas, Pacheco tem dito que “o país não precisava de mais ruído”.
Reforçando a barricada
Nesta segunda-feira, o Papa Francisco vestiu um cocar e pediu aos bispos da Amazônia que ouçam os povos indígenas. “Vocês estão na fronteira, com os mais pobres. Estão onde eu gostaria de estar”, afirmou. O pontífice recebeu um relatório do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) que narra o aumento dos conflitos sob o governo Bolsonaro. “O Papa está muito informado e muito preocupado com a Amazônia”, conta o presidente do CIMI, Dom Roque Paloschi. “Ele foi incisivo. Disse que não podemos ficar indiferentes diante da violência contra a floresta e os povos originários.”
Dilema
Pensando em qual órgão vou precisar vender para pagar as contas que venceram esse mês, tendo em vista que o mar não está pra piabinhas ou bodós, só para os grandes tubarões brancos. Que crise econômica da moléstia, gente!
Chico Santa Clara*
Publicitário e digital influencer no Telegram