Por Chico Santa Clara
Fim de ciclo
A morte do ex-governador Amazonino Mendes no último domingo, aparentemente encerra um ciclo político que teve início em 1982, com a vitória do governador Gilberto Mestrinho, responsável direto pela entrada do Negão na vida política. Nessas quatro décadas, tanto na Prefeitura de Manaus quanto no governo do Estado, os alunos da escolha risonha e franca do professor Mestrinho se sucederam no poder: Amazonino, Braga, Artur, Omar, Alfredo, Zé Melo, etc.
Nova era
A vitória do outside Wilson Lima, em 2018, derrotando o próprio Amazonino no segundo turno para o governo do Estado, bem como a vitória do ultra-outside Davi Almeida no segundo turno para a Prefeitura de Manaus, também derrotando Amazonino, mostraram que o modelo político de 40 anos estava esgotado. O futuro pertence à jovem guarda. Resta saber se esses dois novos players vão ter condições de fazer uma dinastia tão longeva quanto a primeira. Os dados estão rolando.
Dança das cadeiras
Assim que a folia momesca chegar ao fim, o prefeito David Almeida deve anunciar uma grande mudança em seu secretariado, de olho na sua reeleição em 2024. A ideia do prefeito é colocar em campo uma equipe competente e coesa, sem grandes caciques, para se fortalecer para a contenda. Pelo menos um candidato da oposição já está trabalhando nas redes sociais para dar muito trabalho ao alcaide: o jovem deputado federal Amon Mandel. Não se iludam: vai ser uma briga de cachorro grande! Quem viver, verá…
Desfazendo mitos
Acabou de ser divulgado, de forma bem tímida pela grande mídia, o MEGA-PREJUÍZO DO BANCO CENTRAL, de R$ 298,5 bilhões em 2022, que será em parte pago por todos nós, porque será transformado em “dívida pública”! Isso é que é “estouro” e não a PEC da Transição!
Rivotril
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em recente entrevista ao diário norte-americano The Wall Street Journal, afirmou que poderá voltar ao Brasil em início de março, mas já admite que poderá ser preso por força de um dos mais de 20 processos a que responde nas instâncias criminais e eleitorais, no país. “Uma ordem de prisão pode surgir do nada”, diz ele, lembrando da prisão preventiva determinada ao presidente de facto Michel Temer, no âmbito da “Operação Lava Jato”, em 2019.
Diazepam
Parece que a extrema direita passou a se preocupar com a situação carcerária no Brasil. Não nos comovem! Um a um terão que responder pelos crimes que cometeram, sem choro nem vela!
Sinal de alerta
A alegria e o carnaval voltaram em 2023! Nesse momento de celebração, devemos ter responsabilidade. Use camisinha, elas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Brasil. Previna-se contra as DSTs, complete o esquema vacinal e celebre com proteção! Bom carnaval!
Mais do mesmo
“A tal mudança climática – antes alardeada como aquecimento global – é apenas o pano de fundo para que pessoas autoritárias como Lula se apossem de sua liberdade, obrigando você e sua família a viverem como ele quer” (Eduardo Bolsonaro, deputado federal e negacionista de raiz). Como é que a população carioca elege numa besta quadrada dessas, só o Satanás deve saber… Vade retro, Coisa Ruim!