Por Chico Santa Clara (*)

 

Reforçando o time

O ex-deputado federal Pauderney Avelino é o novo secretário da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Ele entra no lugar do ex-prefeito de Manacapuru, Angelus Figueira, que comandou a pasta nos últimos dois anos. “Ressalto a importância da Zona Franca de Manaus e assumo o compromisso de seguir defendendo as matrizes econômicas importantes para o desenvolvimento da região”, publicou o novo secretário nas redes sociais. Pauderney é presidente estadual do União Brasil, mesmo partido do governador do Amazonas Wilson Lima. Em 2021, Pauderney assumiu como secretário municipal de Educação em Manaus, na gestão do prefeito David Almeida. Pauderney também foi secretário da Semed de 2013 a 2016, na gestão do prefeito Artur Neto. Bola branca!

 

Tragédia Yanomami

Nessa terra de ninguém das redes sociais dominadas por bolsominions, ainda aparece gente que se arrepia, revira os olhos e quase entra em convulsão por causa de uma mamadeira de piroca – que não existe –, mas não acredita no genocídio Yanomami. Somente uma política de Estado consistente, estruturante e duradoura será capaz de enfrentar os efeitos da desigualdade perversa que nos envergonha. A luta contra a fome é também uma batalha retórica contra a sua negação. E por vezes, tristemente, quem nega o faz por sentir-se humilhado.

Por esses, tenho compaixão. Aos cínicos, tenho más notícias: o jornalismo continuará botando o dedo na ferida até que o poder cicatrizante da justiça social nos cure dessa chaga.

 

Bizarro, muito bizarro

Enquanto Yanomamis viviam a fome, ameaçados pelas armas e envenenados pelo mercúrio do garimpo ilegal, Anderson Torres – o que está implicado agora em atos terroristas de 8/1 –  condecorava Bolsonaro por “mérito indígena”.

 

Gigolô de pobre

Em uma recente culto na “TV Mundial”, o pastor Valdemiro Santiago, 59 anos, lançou um “desafio” para lá de polêmico a seus fiéis. O líder religioso pediu para que todos se unam para doar R$ 10 milhões para a igreja até o próximo dia 31 de janeiro. Segundo o próprio Valdemiro, esse dinheiro seria destinado ao pagamento atrasados dos funcionários da TV, que estão em greve há cerca de 10 dias. Sobre os grevistas, o líder da igreja Mundial já disparou: “Tenho dado um duro danado. Minha vontade é acabar com essa TV, e aí eles que vão trabalhar lá na Globo, na Record.“. Alguém sabe por que esse gigolô de pobre ainda não está preso?!

 

Maldita tatoo!

Uma tatuagem teria sido decisiva para a prisão de Daniel Alves, acusado de agressão sexual na Espanha. Segundo o jornal espanhol “El Mundo”, a vítima teria descrito com detalhes o desenho de uma meia-lua, tatuado entre o abdômen e o pênis do jogador, em depoimento à polícia. A alegação foi decisiva para a Justiça entender que o ex-Barcelona tirou a roupa no banheiro da boate.

 

O Rei da Mamata

Sabe quanto custou em média cada motociata de Bolsonaro? 100 mil reais, pagos com o cartão corporativo da presidência da República. E de cada vez, mobilizou cerca de 300 militares, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Dinheiro seu, meu e de quem paga imposto.

 

Trio Mocotó

Se Lemann, Telles e Sicupira não sabiam de nada sobre a fraude nas Americanas, que os beneficiou com fartos dividendos sobre lucros falsos, das duas uma: (1) ou são incompetentes e deveriam sair do mercado e fechar todas as suas fundações ou (2) acham que os brasileiros são todos idiotas. Aposto na 2, mas não descarto a 1.

(*) Chico Santa Clara

Publicitário e digital influencer no Telegram

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui