Ideia de jerico
Por Chico Santa Clara (*)
Ideia de jerico
Não gosto de carnaval, mas tenho que admitir que antecipar os desfiles das escolas de samba de Manaus em uma semana para que não haja concorrência com as transmissões dos eventos de São Paulo e Rio de Janeiro é uma brilhante ideia de jerico. Daqui a pouco vão antecipar o Réveillon na Ponta Negra em uma semana para não concorrer com a queima de fogos na praia de Copacabana. Sim, Manaus, tu nunca serás Liverpool…. Arre égua!
Jaraqui versus jacaré
Um aplicativo de aprendizado de idiomas e plataformas de e-learning chamado Preply divulgou uma pesquisa elencando as cidades mais mal-educadas do País. A capital de Goiás, Goiânia, liderou o ranking e é a campeã em “má educação”. Logo a seguir vem Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Manaus está em sexto lugar, logo atrás de Belo Horizonte. E uma boa notícia para quem mora em Belém: a capital paraense foi ranqueada como a sexta cidade mais bem-educada do Brasil. Brasília liderou este lado bom da pesquisa, com Natal, Curitiba, Campinas e Recife logo a seguir.
Mundo Animal
O dono de um hotel para pets em Brazlândia, Evandro Eugênio de Miranda, é um dos presos pelos atentados terroristas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. A chácara Solar dos Anjos, que funcionava como hospedagem para os animais, abriga cerca de 15 cães e 10 gatos. Após a tutora de um dos bichos hospedados não conseguir contato com Evandro, ela foi até o local e descobriu que eles estavam passando fome e sede. Pessoas como esse bolsominion não têm apreço pela democracia, pela Constituição e pelos animais. Essa é a face cruel, criminosa desses sinistros golpistas.
Bin Laden tupiniquim
Essas são as regras de ouro do “Manual do Guerrilheiro Bolsonarista” apreendido com o tal de George Washington e divulgado pela Polícia Civil de Brasília: 1. Fazer vídeo ao invadir o plenário da Câmara dando seu nome completo. 2. Guardar minuta do golpe em casa. 3. Plantar bomba em caminhão-tanque usando tornozeleira rastreada por GPS. 4. Tentar comprar dinamite na Shopee. 5. Viver numa bolha e só se informar com o que lhe convém. 6. Se der zebra, fugir para Miami e aguardar apoio de Trump.
The dark sife of moon
Democracia saudável tem oposição. Oposição saudável precisa ser crítica, vigilante, coerente e construtiva. Ou seja, distante do que caracteriza o bolsonarismo radical. A bola está quicando. E não será chutada por coturno golpista e nem pelo sapatênis do Partido Novo. Quem se habilita? Como dizia mestre Millôr Fernandes: “Hay gobierno? Soy contra! No hay? Soy contra también”.
Americanalhas (1)
O jornalismo político no Brasil, certo ou errado, tem baixa tolerância com… políticos. Já o jornalismo dito econômico, com gloriosas exceções, está mais para assessoria de imprensa, em especial de corretoras e fundos, origem de 95% das “fontes”. Comparem a porradaria contra a PEC da Transição com os cuidados e tergiversações no caso da, como é mesmo?, “inconsistência contábil” de R$ 20 bilhões das Americanas. Ainda não se escreveu, salvo engano, a palavra “CRIME”. E estamos falando de crime, ou estou enganado?… Acreditem: li um texto, está por aí, em que o suposto “experto” (sim, com “x”) listou o dito viés “desenvolvimentista” de Lula entre os desastres sofridos pelo mercado. Foi convidado a falar do buraco de R$ 20 bi de uma gigante do setor privado e resolveu expelir seu bolsonarismo bilioso contra o “companheiro”. Depois muitos reclamam quando digo que essa gente tem de ser levada a sério, sim. Mas só até a página 12.
Americanalhas (2)
Como é que esses rapazes e moças tão exigentes “duzmercáduz”, capazes de prever crescimento, juro e inflação com dois anos de antecedência (sim, mas erram sempre), nunca se deram conta de algo tão fabuloso como a pirâmide das Americanas engendrada pelos três mais bem-sucedidos investidores brasileiros? Sim, isso é apenas replay de um crime que eles já cometeram no passado, mas continuam sendo vistos como “Deuses do Mercado”! Dica ao jornalismo econômico, de Padre Vieira: ter com os peixes grandes mais rigor do que com os pequenos. Ele expõe as razões num sermão. São óbvias, mas vale a escrita. Também admiro a mão invisível do mercado. Mas não tão invisível a ponto de bater nossa carteira. Ninguém é loki não, pô!
(*) Chico Santa Clara
Publicitário e digital influencer no Telegram