FORÇA MÁXIMA
Por Chico Santa Clara*
Dos cerca de 500 convidados que foram beijar a mão do governador Wilson Lima pelos seus 46 anos de vida, durante a boca livre que rolou no camarote do Sambódromo, na madrugada do último domingo, pelo menos metade era de políticos. A outra metade está querendo ser. Muitos deles, inclusive, vindos dos mais distantes rincões do Estado, como Envira, Guajará, Tapauá, Apuí e Maraã. Entre os chamados “arroz-de-festa”, encontrei por lá o prefeito David Almeida, Sabá Reis, Marcos Apolo, Davi Reis, Roberto Cidade, Saulo Vianna, Abdala Fraxe, Alessandra Campelo, Joana Darc, Terezinha Ruiz, Tadeu de Souza, Michelle Bessa, Shádia Fraxe, Acram Junior, Eduardo Taveira, Alex Del Giglio, Fausto Júnior, Cabo Maciel, Delegado Péricles, Angelus Figueira, Delegada Emília Ferraz, Delegado Pablo, Coronel Bonates e General Mansur. Até o boi Caprichoso foi cumprimentar o aniversariante. Deve ter sido coisa do apresentador Preto Velho!
O famoso Seu Quem
Na tarde de sábado, quando eu estava tomando um tacacá na banca da dona Graça, nas imediações do Bumbódromo, ouvi o tropel de dezenas de pessoas se aproximando ruidosamente do lugar. Fiquei apreensivo, achando que era alguma operação policial em andamento, mas logo descobri que se tratava apenas de um batalhão de aspones do vereador Amom Mandel evitando que o garoto perdesse o prumo (e o rumo) na sua primeira viagem a Parintins. Depois que a boiada passou, dona Graça não aguentou e fez a única indagação possível: “Mas quem é já esse curumim parecido com o ET?…”. Um outro parintinense não se fez de rogado: “Deve ser o famoso Seu Quem?…” “Quem?….” “O Seu Quem, dona Graça!”. A tacacazeira quase morreu de rir. Essa raça não presta!
Caldeira da Vila
O tradicional Bar Caldeira, do empresário Carbajal Gomes, inaugura nesta segunda feira, 27, sua primeira filial, o Bar Caldeira da Vila, localizado na Rua Maceió, em Adrianópolis, a 50 metros do Reservatório do Mocó. Entre outras bossas da festa inaugural, intitulada apropriadamente de “Segunda sem Lei”, não será cobrado 10 de serviço nem couvert, apenas o consumo, e vai rolar o show musical “Noel Rosa, o Poeta da Vila”. O bar abre as portas às 17h. Agende.
Extrativismo em pauta
Engajar as populações locais, tradicionais e indígenas da Amazônia de forma genuína na co-construção de narrativas, posicionamentos e soluções para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Esta será uma das pautas levadas pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) para discussão durante o Fórum Amazônia Sustentável. Após dois anos de atividades online por conta da pandemia, o fórum se reunirá novamente de forma presencial, entre os dias 6 e 9 de julho, em Santarém, no Pará. O objetivo é promover diálogos produtivos entre diversos setores da sociedade com o potencial de reduzir as diferenças e atuar de forma colaborativa e propositiva para incentivar o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Bola pra frente!
Pavulagem
Estreia na próxima quinta-feira, 30, o Original Spotify “Pavulagem – Contos da Floresta”, um podcast com histórias folclóricas, baseadas em entrevistas com ribeirinhos e indígenas de toda a Amazônia. Criada pelo jornalista e indígena Maickson Serrão, a produção surgiu durante sua participação no programa Sound Up, do Spotify, no Brasil, e apresenta 12 episódios semanais que vão ao ar toda quinta-feira. Escute o trailer nesse endereço https://open.spotify.com/show/0IixtNTZ2OvtW0ldsu6OnC.
Xapa Xana
Feito apenas com flores selecionadas e específicas de cannabis sativa cultivadas organicamente no Uruguai e óleo de coco orgânico extra virgem, o lubrificante artesanal Xapa Xana promete aumentar a sensação de relaxamento, proporcionando orgasmos mais intensos, prolongados (de até 15 minutos!) e múltiplos. Testei com minha namorada no fim de semana e ela aprovou com mérito. Aliás, foi ela que me contou que se trata de um projeto de empoderamento sexual feminino de uma brasileira residente do Uruguai, chamada Débora Mello, que desenvolveu o produto em 2017. Como ainda não está liberado pela Anvisa, o Xapa Xana só pode ser adquirido no câmbio negro. Eu recomendo.
Amazonas Green Jazz Festival
Quem também desembarca em Manaus para o festival de jazz que vai rolar de 22 a 30 de julho é o badalado trompetista Keyon Harrold, famoso por suas performances ao lado de grandes estrelas da música internacional, como Snoop Dogg, Jay-Z, Eminem, Beyoncé e Rihanna. Descrito pelo virtuoso do jazz, Wynton Marsalis, como “o futuro do trompete”, o instrumentista nascido em Saint Louis, no Missouri, se apresentará com seu quinteto pela primeira vez em solo brasileiro. Vale a pena conferir.
Animais da praia
A cada primavera, as impressionantes estruturas esqueléticas criadas pelo artista e escultor neerlandês de Theo Jansen vão à praia para mostrar as últimas atualizações de suas estruturas. As estruturas cinéticas caminham sozinhas e obtêm toda a sua energia do vento. Regularmente vistas vagando pela costa holandesa, as Strandbeests (“Animais da praia”) de Jansen apareceram pela primeira vez em 1990. Mais do que simples objetos de arte, ele tenta dar vida a suas criações, com o objetivo final de libertá-las um dia para serem independentes em grandes rebanhos na praia. Para conferir a presepada, o endereço é esse: https://www.youtube.com/watch?v=vspwqbngwTQ.
Direito indígena
Existem cerca de 305 povos originários distintos vivendo no Brasil hoje – e, mais do que nunca, se faz necessário respeitar a individualidade de cada um deles. Para povos originários, não há riqueza se não houver terra. Não há riqueza se o bem-estar da comunidade não for preservado. Não há riqueza se o trabalho não for reconhecido. Não há riqueza se ela for individual. Tanto as mudanças ambientais quanto as pressões culturais e territoriais, têm forçado populações indígenas a buscar por alternativas fora de seus territórios. Apoia-los nessa luta é uma questão de empatia.
Vozes do tempo
“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.” (Simone de Beauvoir)
Chico Santa Clara*
Publicitário e digital influencer no Telegram