DOR DE COTOVELO 

Por Chico Santa Clara*

Existe coisa mais ridícula do que aquele chilique dado pelo deputado Wilker Barreto na última quarta-feira, por conta da Medalha Ruy Araújo recebida pelo secretário municipal de Infraestrutura de Manaus Renato Júnior? Que coisa feia, deputado! Ninguém perde a compostura daquele jeito! Ficou parecendo uma garotinha emburrada porque não ganhou uma boneca Barbie de presente no Dia de Natal! Faça mais isso, não! Isso é falta de educação doméstica e Deus castiga!

Trio Telenconteco

Os músicos Clovis Rodrigues e Denilson Novo, dos Tucumanus, se juntaram ao percussionista JC e estão com um novo projeto musical que promete agitar os botecos de Manaus. Fazendo um crossover endiabrado de rock, MPB e reggae, o Trio Telengotengo faz seu début nessa sexta-feira, 17, no Jápeto Bar, ali no centro histórico da cidade, com um show de duas horas de duração agendado para começar às 21h30. Agende que vale a pena.

Quadrilhas Juninas

As últimas apresentações culturais do Arraial da Alegria, que está rolando no estacionamento do Shopping Manaus ViaNorte, acontecem nesse final de semana, com entrada 0800. A programação da última semana terá, nesta sexta, uma dança portuguesa e a quadrilha de duelos Pistoleiros na Roça. No sábado, dia 18, será a vez das quadrilhas Kero Close, Explosão do Alvorada e Star Hits Na Roça. Já no domingo, dia 19, se apresentam a Ciranda do Aleixo e as quadrilhas Olinda na Roça e Alternativa Funk na Roça.

 

Justiça para Bruno e Dom

Foi aprovada nesta quarta-feira, 15, no plenário da Câmara Federal, requerimento para instalação de Comissão Externa que irá acompanhar, fiscalizar e propor providências no caso do indigenista da Funai, Bruno Pereira, e do jornalista do The Guardian, Dom Phillips, assassinados no último domingo, na região do Vale do Javari. A instalação oficial da Comissão está prevista para acontecer na próxima semana e o deputado federal Zé Ricardo está sendo indicado como coordenador. Bola pra frente e sucesso na empreitada, companheiro Zé Ricardo!

Batendo pesado (1)

O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, se manifestou em uma rede social e criticou a atuação das autoridades na região amazônica. “A forma brutal como os assassinos acabaram com as vidas de Bruno e Dom Phillips mostra que a omissão dos governos criou mais que um estado paralelo, fez nascer uma versão cabocla do Estado Islâmico, dentro do nosso território”, registrou.

Batendo pesado (2)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota conjunta com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice na chapa do petista: “A confirmação do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips é uma notícia chocante, que nos causa dor e indignação. Nossa primeira palavra é de solidariedade aos familiares, amigos e amigas do indigenista e do jornalista. Bruno e Dom dedicaram a vida a fazer o bem. Por isso percorreram o interior do Brasil, ajudando, protegendo e contando a vida, os valores e o sofrimento dos povos indígenas. O mundo sabe que este crime está diretamente relacionado ao desmonte das políticas públicas de proteção aos povos indígenas. Está diretamente relacionado também ao incentivo à violência por parte do atual governo do país. O que se exige agora é uma rigorosa investigação do crime; que seus autores e mandantes sejam julgados. A democracia e o Brasil não toleram nem podem mais conviver com a violência, o ódio e o desprezo pelos valores da civilização. Bruno e Dom viverão em nossa memória e na esperança de um mundo melhor”.

Antarctica brasileira

A Marinha do Brasil assinou o contrato de construção do Navio de apoio Antártico (NApANT) como parte do Programa Antártico Brasileiro. Com isso, a Marinha deverá receber a embarcação, de 93,9 metros de comprimento e 18,5 metros de largura, até 2025. “Como membro signatário do Tratado Antártico, nosso país passou a ter direito a voto e participação nos fóruns de decisão sobre os destinos do continente austral, bem como assumiu compromissos internacionais em regime de cooperação internacional afetos à preservação da liberdade de exploração científica naquela região”, comunicou o diretor-geral de Material da Marinha, almirante de esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes. Parabéns!

Good News

Elon Musk foi processado em US$ 258 bilhões (R$ 1,44 trilhão) nesta quinta-feira,16, por um investidor da criptomoeda Dogecoin, que o acusou de administrar um esquema de pirâmide para apoiar o ativo digital. A queixa foi apresentada em um tribunal federal em Manhattan. Além do bilionário, foram envolvidas nas denúncias a empresa de carros elétricos Tesla e a empresa de turismo espacial SpaceX. O bilionário Musk é acusado de promover extorsão ao divulgar a Dogecoin e aumentar seu preço, apenas para deixar desvalorizar a criptomoeda.

 

Coisas do Coiso

Li por aí que Bolsonaro teria dito em uma entrevista que, se existem pistolas no tempo de Jesus Cristo, ele teria comprado uma. Não é possível que quem fala uma cretinice dessa diga que crê em Deus. O Deus dessa pessoa não é o meu. Deus significa amor, bondade, carinho e respeito. Aliás, pela lógica terraplanista do Bolsonaro, Martin Luther King foi assassinado em Memphis porque era malvisto no Tennessee e se meteu no caminho da bala. Resumindo, o Coiso é mesmo um energúmeno de marca maior!

 

Mais do mesmo

O coronel Antônio Aginaldo, comandante da Força Nacional, responsável pela segurança no Vale do Javari, é marido da deputada Carla Zambelli e estava na área até março. Depois de três anos no comando, ele se mudou para o Acre. O marreco Sérgio Moro é padrinho de casamento do casal e exonerou o indigenista Bruno Pereira, na época em que era miquinho amestrado do Coiso.

Trabalho duro

Quando o Coiso for derrotado em outubro, será importante estruturar a PF em torno de dois grandes objetivos: 1) Combate à estrutura criminosa por trás do garimpo, desmatamento, tráfico de drogas e mineração na Amazônia e suas ramificações no estado e no mundo empresarial. 2) Milícias urbanas, suas conexões interestaduais, suas relações com tráfico de drogas, extorsão e grupos de extermínio e sua infiltração no Estado. A atual PF foi ativamente bloqueada para agir nesses dois pontos durante o governo do Coiso.

 

Vacinação já!

O Brasil registrou nesta quinta-feira, 16, mais 148 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 668.892 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 149. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 59%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença pelo sexto dia seguido. Todo cuidado é pouco! Que tal a Prefeitura e o Governo começaram a fazer uma nova campanha para os recalcitrantes se vacinarem? Fica a sugestão.

Chico Santa Clara*

Publicitário e digital influencer no Telegram