DOIS PRA LÁ DOIS PRA CÁ
Por Chico Santa Clara*
Cada vez mais envolvido com a reeleição do governador Wilson Lima, o prefeito David Almeida vai aproveitar o Festival dos Bumbás de Parintins para fazer mais uma demonstração pública de que está levando muito a sério esse compromisso político. No sábado, o prefeito manauara desaba na ilha Tupinambarana para assistir a segunda noite das apresentações dos bumbás e, no domingo, participa da comemoração do aniversário de Wilson Lima na cidade. Quem também já está na ilha é o ex-deputado Sabá Reis, cotado para ser vice de Wilson e homem de confiança de David. O ex-secretário de limpeza urbana de Manaus desembarcou em Parintins na última quarta-feira, dois dias após receber a Medalha Ruy Araújo, lá na Assembleia Legislativa, e também deve marcar presença no aniversário do governador. Afinal de contas, como diz o parintinense Chico da Silva, “boca livre e pênalti só perde quem é otário”.
Promessa é dívida
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã desta quinta-feira, 23, que, se for eleito, a Zona Franca de Manaus será intocável e os benefícios tributários na região serão mantidos para que possam atrair empresas e gerar empregos ao Estado. “Temos que ter coragem de dizer que a gente vai manter a Zona Franca. Eles agora querem destruir criando imposto para a Amazônia. Eles têm que conhecer o povo da Amazônia, interesses do povo e não interesses econômicos de um ou outro empresário brasileiro ou estrangeiro”, disse Lula, em tom crítico ao governo do Coiso.
Tráfico de animais silvestres (1)
As feiras livres da Zona Leste estão se tornando verdadeiras boutiques de animais silvestres da fauna amazônica. Aos domingos, chova ou faça sol, dezenas de pássaros, mamíferos e répteis são comercializados à luz do dia, sem que qualquer autoridade se faça presente nos locais para reprimir esse crime inafiançável. Segundo Dener Giovanini, coordenador-geral da Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), a rede de tráfico de animais silvestres é interestadual. O sequestro ocorre principalmente nos biomas da Amazônia, do Pantanal e da Mata Atlântica. De lá, os raptores enviam os bichos aos distribuidores, responsáveis pelo transporte até os centros urbanos. O eixo Rio-São Paulo é o maior polo de compradores.
Tráfico de animais silvestres (2)
Não há dados nacionais consolidados – cada órgão de fiscalização tem uma metodologia para computar as apreensões, que não passam de 0,5% do total de animais silvestres traficados no país. Só é possível estimar a dimensão desse mercado: segundo um relatório da Renctas, o valor ultrapassa R$ 3 bilhões ao ano. Dener Giovanini explica que os bichos capturados em seus habitats e vendidos nas feiras são sobreviventes de um grupo anterior que já morreu no caminho. Um relatório da Renctas mostrou que, a cada dez animais silvestres capturados, nove morreram antes da venda. Onde está o IPAAM? E o Ibama? E a Polícia Federal? E O Batalhão Ambiental da Polícia Militar? Estamos de olho!
Alô, Meninas!
Você já pensou em ser cientista? Um dos jeitos de começar a trilhar esse caminho pode ser concorrendo ao Prêmio “Menina Hoje, Cientista Amanhã”. Oferecido pela Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), o prêmio vai selecionar um trabalho ou projeto inscrito na Olimpíada que tenha sido desenvolvido por alunas e professoras do gênero feminino. Comprometida com a promoção da igualdade de gênero na ciência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela Obsma, mostra mais uma vez que está em consonância com as diretrizes da ONU, particularmente da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. As inscrições para o prêmio vão até o dia 9 de julho. Mais informações em www.olimpiada.fiocruz.br.
Homenagem a Maria Deane
A 11ª edição da Obsma/Fiocruz presta uma homenagem a Maria Deane, primeira mulher a assinar um artigo na revista editada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Paraense, cientista pioneira e autora de mais de cem produções, Maria Deane foi uma lendária protozoologista que registrou diversas descobertas significativas sobre leishmaniose visceral, malária e doença de Chagas. Foi ela quem descreveu, pela primeira vez, o duplo ciclo de multiplicação do Trypanosoma cruzi (agente causador da doença de Chagas) em gambás. Sua produção científica é extremamente original. Além de uma cientista pioneira, ainda na década de 1930, formou-se médica e viajou por todo o interior do Brasil para investigar doenças que continuam a ser negligenciadas. O Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia) é uma homenagem às suas incontáveis contribuições.
A Guerra das Cabeludas
Nos anos 1980/90, eles travaram um debate intelectual conhecido como “A Guerra das Cabeludas”. Na época não houve vencedor declarado! Atualmente, ambos setentões, Gerald Thomas e Geraldinho Carneiro disputam qual deles detém a melhor fórmula de tintura de cabelo. Você decide!
A Revolta das Máquinas
Parece ficção científica, mas não para Blake Lemoine, especialista em inteligência artificial do Google que foi demitido depois de afirmar que o sistema que a empresa tem para desenvolver chatbots (software que tenta simular um ser humano em bate-papo por meio de inteligência artificial) “ganhou vida própria” e teve com ele conversas típicas de uma pessoa. O LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo) é um sistema do Google que imita a linguagem após ter processado bilhões de palavras na internet. O engenheiro começou a interagir com o LaMDA no outono passado para determinar se havia discursos de ódio ou discriminatórios dentro do sistema de inteligência artificial. Foi quando ele percebeu que o LaMDA havia se tornado autoconsciente e estava falando sobre sua personalidade, seus direitos e desejos. O bicho vai pegar…
Emoções baratas
Tem pichação nova no muro defronte à janela dos meus dias de isolamento total: “Seja otimista, porra! Essa merda vai passar!” So sorry, mas eu estava precisando ler algo assim!
Chico Santa Clara*
Publicitário e digital influencer no Telegram