COVID EM ALTA

Chico Santa Clara*

Segundo o discreto e competente secretário estadual de Saúde, médico Anoar Samad, os infectados pela covid em Manaus, na última semana, tiveram um aumento de 1.000%. Não é para menos.  Cerca de 200 mil energúmenos ainda não tomaram nem a primeira dose. Fora isso, tem mais de 350 mil pessoas em atraso com a segunda dose, 700 mil pessoas em atraso com a terceira dose e 500 mil em atraso com a quarta dose. Esse povo sem noção está brincando com fogo.

Apertando os cintos

“Gerencie o seu dinheiro, porque nós temos uma forte tendência a ter novos aumentos pela frente e isso não vai parar agora. Nossa categoria em todo o Brasil prevê que somente de 2024 em diante é que haverá uma tendência da inflação diminuir”, alertou o presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (CORECON-AM), Marcus Evangelista. O economista afirmou que vários fatores estão ocasionando este cenário na economia no Brasil, entre eles, a crise econômica nos Estados Unidos, a Guerra da Rússia com a Ucrânia, o novo auxílio governamental e a própria pandemia da Covid-19 que ainda afeta a China, o maior exportador de componentes para as indústrias brasileiras. O Haiti é aqui.

Chapa quente

Devido ao índice elevado de descumprimento dos procedimentos licitatórios obrigatórios, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu um novo alerta aos gestores jurisdicionados: a Corte de Contas quer que se disponibilize na internet, em sítios eletrônicos ou no portal da transparência do município, todos os editais publicados. O não cumprimento de tal regra viola a Lei de Acesso à Informação, resultando na suspensão do certame. Já tem muito neguinho colocando a barba de molho. A conferir.

Cuidando dos pets

As três unidades móveis de castração adquiridas com recursos de emendas impositivas destinadas pela deputada e protetora dos animais Joana Darc continuam funcionando a todo vapor. Desde que as unidades entraram em operação, em outubro do ano passado,  4.898  pets já foram castrados e mais de 15 mil estão agendados para realizarem o procedimento cirúrgico este ano, tanto na capital quanto no interior. Sempre trabalhando a mil por hora, Joana Darc também tem acompanhado de perto as obras do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, que está sendo construído na Avenida Mário Ypiranga, no Parque Dez de Novembro. O hospital veterinário deve custar em torno de R$ 3,7 milhões, com investimento direto do Governo do Estado. Parabéns, deputada!

A luta continua, companheiros!

Desabafo do senador Omar Aziz, no Twitter: “De um lado, estão todos que querem o bem do Amazonas. No outro está o presidente da República. Desde a emissão dos decretos, eu venho falando junto com a maioria da bancada do Amazonas, trabalhadores, empresários. Conseguimos uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal, graças ao entendimento do Ministro Alexandre de Moraes. Agora o próprio vice-presidente Mourão confirma que os decretos de Bolsonaro prejudicam os empregos e a economia do Amazonas. É óbvio que ninguém é contra a redução de impostos. Tanto que o que a gente pediu na Justiça não foi a suspensão integral do decreto, mas apenas que as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus fossem mantidas. E estamos sendo bem-sucedidos até agora. É preciso seguirmos vigilantes. A luta em defesa da nossa economia está longe de acabar!

Terceira via

Os camelôs no Rio estão vendendo toalhas do Novededos e do Coiso, lado a lado. Aí, o jornalista Octavio Guedes foi implicar com um vendedor, seu velho conhecido:

–  Cadê a tolha da terceira via?

E ele:

– Que?! Isso é algodão puro, fino, de primeira…

Nem entendeu a tal terceira via. Essa discussão está restrita à bolha. É triste, mas é verdade: as candidaturas de Ciro Gomes e Simone Tebet subiram o telhado. Falta apenas alguém avisar.

Boca suja

Justiça seja feita ao ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, mas ele foi entre os mais próximos colaboradores da besta fera do Planalto aquele quem melhor traduziu o espírito público do Coiso ao esclarecer o seguinte em uma reunião de trabalho: “Caguei para a opinião de vocês!” Só faltou “talkey”, né não? Falando no Coiso (toc, toc), acabou o penúltimo semestre de nosso maior pesadelo no século 21. Falta só mais um! A escrotidão está com os dias contados!

Desenvolvimento & Desmatamento

Considerada uma nova fronteira agrícola, a ocupação da região sul do Amazonas preocupa as autoridades ambientais e movimentos sociais locais quanto ao aumento do desmatamento. Para discutir essas questões, rolou essa semana, em Humaitá, o encontro anual da “Aliança para o Desenvolvimento Sustentável do Sul do Amazonas”, capitaneado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). Entre os participantes estavam seringueiros, castanheiros, coletores de açaí, quebradeiras de coco babaçu, piaçabeiros, extratores de óleo e plantas medicinais, representantes dos movimentos sociais indígenas, extrativistas e da agricultura familiar, dos governos municipais do sul do Amazonas e do Governo do Estado, além de representantes de organizações parceiras, como ONGs. Bola pra frente, que só a união faz a força!

Mais do mesmo

Flagrante do vice-presidente de Negócios de Atacado da Caixa, Celso Leonardo Barbosa, sendo ostensivamente assediado por um grupo de mulheres. Essas coisas, a oposição não vê! Ô, raça!

Que rei sou eu?

Neste dia 1º de julho, o Real completa 28 anos. Legado de FHC e Itamar Franco, elaborado por uma equipe de gente comprometida com o Brasil. Quando esse papelzinho começou a circular, a inflação em junho de 1994 tinha sido de 47,43%, ou mais de 2.000% ao ano. Em 1995, ano seguinte à criação da moeda e da implementação do Plano Real, a inflação foi de 22%. Três anos depois, em 1998, os preços avançaram 1,65%, uma das menores já registradas. Um marco em nossa história. Estabilidade econômica e controle da inflação no Brasil. O Plano Real permitiu aos brasileiros sonhar, planejar a vida, ter esperança. Tudo o que mais precisamos nesse momento da história.

Expertise brazuca

Dois brasileiros foram acusados de fraude nos Estados Unidos por um esquema de pirâmide financeira global, envolvendo criptomoedas, e que teria deixado US$ 100 milhões em perdas. Emerson Sousa Pires e Flavio Mendes Gonçalves, juntamente com o americano Joshua David Nicholas, estão sendo investigados por se apropriarem indevidamente de milhões de dólares de investidores nos EUA em troca de uma vida de luxo no país, com direito a Lamborghini, compra de imóveis luxuosos e gastos na joalheria Tiffany. Os pilantras brasileiros, ambos de 33 anos, são apontados como fundadores da EmpiresX, uma espécie de pirâmide financeira, e teriam deixado os EUA, retornando ao Brasil no início deste ano, após a eclosão do esquema fraudulento.

Chico Santa Clara*

Publicitário e digital influencer no Telegram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui