CHUMBO GROSSO NO VALE DO JAVARI
Por Chico Santa Clara*
Em ação conjunta das Comissões Externas da Câmara e do Senado Federal sobre a situação do Vale do Javari, será realizada nesta quinta, 30, diligência aos municípios de Atalaia do Norte e de Tabatinga, no Alto Solimões. E acontecerá por meio de Audiências Públicas e de oitivas nas duas cidades, coordenadas pelo deputado federal Zé Ricardo e pelo senador Randolfe Rodrigues, ambos presidentes das Comissões nas respectivas Casas. Os parlamentares presentes ouvirão indígenas, entidades locais e órgãos públicos que atuam na defesa da região. A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), possivelmente marcará presença nessa diligência. Dentre os parlamentares que deverão seguir em diligência ao Vale do Javari, estão previstos os deputados federais Zé Ricardo (presidente), Joenia Wapixana (vice-presidente), Vivi Reis (relatora), Erika Kokay, João Daniel e Rodrigo Agostinho. Já dentre os senadores, Randolfe Rodrigues (presidente), Fabiano Contarato (vice-presidente), Nelsinho Trad (relator), Leila Barros e Eduardo Velloso.
Mão na roda
O Governo do Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (JUCEA), lança nesta sexta-feira, dia 1º de julho, o sistema “Empresa Fácil (Balcão Único)”, que permitirá a qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simples e automática, reduzindo o tempo e os custos para iniciar um negócio. Ou seja, para constituir empresas de natureza jurídica de Empresário Individual e Sociedade Empresária Limitada, nos portes de Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), basta preencher um formulário eletrônico único, disponível no site da JUCEA. O Amazonas será o primeiro estado da região Norte a implantar o sistema.
Sinfonia Amazônica
Era para ser um show gravado no Teatro Amazonas, mas tornou-se um eloquente documentário musical em defesa da floresta e seus habitantes. Chamado “Jungle Jazz – Uma Sinfonia Amazônica”, com quase 90 minutos de duração, o resultado já está disponível no YouTube. O projeto é liderado pela cantora e pesquisadora manauara Karine Aguiar e tem a participação da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, Jungle Jazz Ensemble, Coral Musikart e mestres e músicos de gambá dos grupos Pingo de Luz e Tambores da Floresta. A direção musical, composição e arranjos são do italiano Antonio Giacometti e de Ygor Saunier. A apresentação, que conta com imagens típicas (belíssimas, por sinal) da Amazônia, tem um pouco de tudo. Karine canta, declama, denuncia, alerta e comanda esse vídeo comovente. A abertura é uma leitura de Karine de trecho do livro “Catueté Curupira” (1983) da poeta Marcia Theóphilo. Confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=He3lJWM13w0.
Humor o ano inteiro
A revista “HUAI – Humor o Ano Inteiro”, editada pelo cartunista Edra Amorim, foi lançada na semana passada, no Casarão das Artes, dentro da programação do 2º Festival Literário de Caratinga (MG). Em sua quarta edição, a revista traz tudo sobre o 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga e do Festival Jal & Gual, realizado no ano passado, a partir do dia 24 de outubro, data em que o cartunista Ziraldo, nascido em Caratinga, completou 89 anos. Durante o isolamento da pandemia da covid-19, em 2020, Edra produziu 365 desenhos com caneta esferográfica, dos quais foram extraídos 140 desenhos que compõe o projeto de uma exposição e a publicação de 4 volumes dos livros denominados “Rabiscos Confinados” realizados em junho do mesmo ano. O bicho é caboco doido!
O Império contra-ataca!
Setenta organizações financeiras estrangeiras de 12 países já aderiram à alternativa doméstica da Rússia ao sistema financeiro Swift, disse a presidente do banco central, Elvira Nabiullina, nesta quarta-feira. Os principais bancos russos foram cortados do Swift, sistema de mensagens que sustenta as transações financeiras globais, como parte das sanções ocidentais em resposta à decisão de Moscou de enviar dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro. Se a alternativa russa se firmar, a supremacia norte-americana no sistema financeiro mundial vai estar com os dias contados. É esperar pra ver.
Subiu no telhado
Demorou, mas o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, subiu no telhado na noite desta quarta-feira e já pegou o beco do mais-cedo. Em carta enviada ao Coiso, o taradão de plantão rebateu as denúncias de assédio sexual feitas por funcionárias da instituição e alegou inocência.
Como o sujeito é um mentiroso contumaz, duvido que alguém acredite nessa lambança. Sem contar que pelo menos cinco vítimas do arrogante sexual killer já ajuizaram ações na Justiça e a OAB-DF está querendo chupar a carótida do molambo de canudinho.
Expo Amazônia
Começa nesta quinta-feira e vai até sábado, a Expo Amazônia, que busca discutir e alavancar projetos dos polos de bioeconomia e tecnologia como vetores econômicos sustentáveis para a região amazônica. A organização estima a participação de mais de 15 mil visitantes e 80 palestras durante o evento, que será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, a partir das 14h. A inscrição gratuita pode ser feita pelo site “expoamazonia.com”.
Mais do mesmo
O deputado federal Marcelo Ramos ficou tiririca com a aprovação, na Câmara, do projeto de Lei 8438/2017, que estabelece que os celulares fabricados no Brasil devem disponibilizar receptores de sinais de radiodifusão em Frequência Modulada (FM). A medida, segundo o parlamentar, interfere nos projetos de engenharia dos aparelhos, que são mundiais. Para ele, o PL pode provocar desemprego em massa não só no Amazonas como em todo o país.
Ideia de jerico
“Obrigar a instalação de antenas de rádios nos aparelhos de celular fabricados no país é algo muito danoso para as indústrias do setor. Imagine grandes multinacionais como a Samsung e a Apple tendo de modificar os projetos dos seus aparelhos só para produzir exclusivamente para o Brasil. A consequência desse projeto pode ser fechamento das fábricas no nosso país para importação em massa dos aparelhos”, diz Marcelo Ramos, lembrando que essa pode ser uma alternativa às empresas multinacionais que dominam o setor, já que os produtos importados não serão submetidos à lei brasileira. É ou não é uma ideia de jerico? Fala sério…
Chico Santa Clara*
Publicitário e digital influencer no Telegram