EIRUNEPÉ, A GASOLINA MAIS CARA DO PAÍS

Por Chico Santa Clara

Eirunepé foi criada pelos Coronéis de Barranco, ou Barões da Borracha, que exploravam os antigos seringais, para abrigar seus familiares o mais próximo possível dos barracões onde escravizavam os nordestinos seringueiros, também chamados de arigós ou brabos, no final do século XIX.
Sempre foi uma cidade com forte influência econômica, política e de ordem social, dos famigerados Coronéis.
Depois que foi elevada a categoria de cidade passou a contar com representação dos três poderes, mas os coronéis nunca deixaram de dar a última palavra, quando os assuntos eram de seus interesses, dos entes queridos ou amigos.
O que está acontecendo agora com o preço dos combustíveis é um exemplo dessa versão atualizada do coronelismo. Apesar das várias reduções nacionais no preço dos combustíveis, os postos dos da cidade só reduziram uma única vez o valor cobrado por litro do produto.
A gasolina comum está custando em torno de R$ 8,00 (oito reais) e o diesel R$ 8,50 (oito reais e cinquenta centavos), enquanto o consumidor conta moedas para abastecer seus veículos os proprietários de postos esbanjam, riquezas.
Coincidência ou não são todos bolsonaristas fanáticos, mas o pior de tudo é que a população não tem para quem apelar, promotor e o juiz, devem aparecer na cidade no decorrer das eleições e devem tomar alguma decisão. Descontente, ávida por justiça, a população se apega com São Francisco, Santo o padroeiro, já que se aproxima o seu dia. Quem sabe boas promessas não consigam comove-lo a ajudar os fiéis da cidade sem lei, que já cobra a taxa de iluminação pública mais caro do país, e consiga diminuir o valor dos combustíveis enriquecidos a ouro puro?
Na ausência dos poderes constituídos só resta ao consumidor duas alternativas, um milagre do padroeiro ou uma grande manifestação popular pra mostrar,aos Coronéis do petróleo e autoridades, que o consumidor não está nada satisfeito com o que está acontecendo em EIRUNEPÉ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui