CHARGE SOBRE A CRISE DA BORRACHA NO AMAZONAS

O Zé Povo, criado pela Revista O Malho, em conversa com o então governador Jonathas Pedrosa pergunta sobre a crise da borracha no Amazonas.
Fonte: O Malho, Ed. 552 ano XII – 12 de abril de 1913.

CHARGE SOBRE A CRISE NO AMAZONAS

Charge sobre a crise no Amazonas. No O Malho, Rivadavia, Hermes e Zé Povo conversam assim sobre a crise que está afetando o Amazonas.

Fonte: O Malho, Ed. 576 ano XII – 27 de setembro de 1913.

CHARGE DE CONSTANTINO NERY

Charge de Constantino Nery segurando na palma da mão seu irmão Silvério Nery que se prepara para assumir assim o cargo de seu irmão.

Fonte: O Malho, Ed. 259 ano VI – 31 de agosto de 1907.

ELEIÇÃO AO SENADO FEDERAL, 1913

Na charge do O Malho aparecem a expressão de surpresa de Jonathas Pedrosa, então governador do Amazonas, o o Zé Povo sorrindo.  A charge assim faz referência a eleição para uma vaga ao Senado Federal em 1913 do dr. Barbosa Lima.

Fonte: O Malho, Ed. 553 ano XII – 19 de abril de 1913.

Bartolomeu

Charges publicadas na revista “O Malho”, do Rio de Janeiro, relacionadas à história política e social do Estado do Amazonas, que circularam no período de 1907 a 1952. Fundada por Luís Bartolomeu de Souza e Silva, “O Malho” foi a primeira no país a substituir a pedra litográfica pela placa de zinco. Fonte: O Malho, Ed. 425 – ano IX – 05.nov.1910, p.49 

GENERAL GREGÓRIO THAUMATURGO DE AZEVEDO

Charge do O Malho onde aparecem assim os possíveis candidatos ao governo do Amazonas no ano de 1916. Mas em destaque está o general Thaumaturgo de Azevedo que já governou o Amazonas no ano de 1891.

Fonte: O Malho, Ed. 716 ano XV – 3 de junho de 1916.

JONATHAS PEDROSA DEIXA O SENADO FEDERAL

Jonathas Pedrosa deixa o Senado Federal. Na charge do O Malho mostra a figura do Zé Povo e de Jonathas Pedrosa. O segundo deixou em 1913 a cadeira de Senador para assim governar o Amazonas.

Fonte: O Malho, Ed. 539 ano XII – 11 de janeiro de 1913.

A “REFORMA” DA CONSTITUIÇÃO DO AMAZONAS-1913

A princípio, a charge é sobre o habeas-corpus que Ruy Barbosa pediu ao juiz do Supremo Tribunal Federal contra a nova Constituição do Amazonas. A nova Constituição foi ilegalmente reformulada no ano de 1913.

Fonte: O Malho, Ed. 572 ano XII – 30 de agosto de 1913.

GREVE EM FAVOR DA BORRACHA

Na charge do O Malho os comerciantes de Manaus reuniram-se e iniciaram assim uma greve exigindo que o governo federal compre toda a borracha deles. Segundo o Zé Povo, tanto os comerciantes quanto o governador estão cegos e com falta de juízo.

Fonte: O Malho, Ed. 577 ano XII – 4 de outubro de 1913.

O COMÉRCIO DE MANAUS E A CRISE DA BORRACHA

O comércio de Manaus e a crise da Borracha. Na charge do O Malho, aparecem assim ilustrado como mendigos, o comércio de Manaus e a União. O comércio fechou as portas motivado pela então crise da borracha no Amazonas.

Fonte: O Malho, Ed. 576 ano XII – 27 de setembro de 1913.

Artigo anteriorKleber > O RALHO do DIA
Próximo artigoCorrida Eleitoral
O Portal O Ralho é composto por um grupo de artistas digitais que utiliza a política como fonte de inspiração. Dado o tamanho da bizarrice a política é humor próprio e porque é, em si, uma coisa engraçada. O humor, ao contrário, é uma coisa muito séria. Provo: a política é toda feita de dribles à imprensa, de desmentidos impossíveis, de promessas jamais cumpridas, de ilusão, enfim, enquanto o humor não engana ninguém: ou é engraçado ou não é, está ali no papel em exibição pública, nu e cru. Seríssimo. Por isso, os políticos em geral são bons humoristas enquanto os humoristas sempre foram péssimos políticos. Então o Ralho traz a visão contestadora, humorística e diária da realidade…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui