O TARADÃO DA CAIXA ECONÔMICA
Por Ribamar Félix*
No Brasil as mulheres só se tornaram cidadãs aptas a votar, em 1932.
Mas, o voto não proporcionou a independência que as mulheres mereciam em nossa sociedade.
Ao longo dos tempos, elas foram conquistando seus espaços com muita luta, sacrifícios e sangue.
Anita Garibaldi, Pagu, Chiquinha Gonzaga, Leila Diniz, Anita Malfati, Cecília Meireles, Elis Regina, Dilma Houssef e por último Anitta, tiveram de se expor ao julgamento de uma sociedade patriarcal e machista para forjar novos espaços no mercado de trabalho, na política e nas artes.
“Vagabunda”, “gostosa”, “feia” (como disseram Bolsonaro e Clodovil) na Câmara dos deputados, são alguns dos termos utilizados para denegrir ou tentar minimizar a importância e a capacidade feminina na sociedade.
Vez por outra, surgem denúncias contra artistas, politicos e vários outtos tipos de gestores públicos e privados por abusos sexuais contra as mulheres.
ASSÉDIO É CRITÉRIO CURRICULAR
No mercado de trabalho há um item quase obrigatório nos currículos femininos para serem contratadas, o item boa aparência, que não deve está escrito, mas faz parte da avaliação dos selecionadores.
Esse critério, estabelecido por quem avalia ou manda no negócio geralmente homens, é uma deixa para o tão comentado e repugnanável assédio sexual.
O assédio é uma prática quase cultural no Brasil, o homem (chefe) que não pratica assédio não é considerado macho pelos que o cercam.
A última denúncia que trata do assunto pesa contra o presidente, demissionário, da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães acusado por várias funcionárias por diversos tipos de importunações sexuais.
Há homens que acham normal esse tipo de atitude quando se trata das famílias alheias, mas quando se trata de suas famílias o comportamento muda completamente. Diante dessa situação temos uma certeza, Pedro Guimarães é o taradão da Caixa Econômica Federal!!!
Ribamar Félix*
Professor, jornalista e analista político.