Por Chico Santa Clara

Adeus ao grande líder

Deputada estadual mais votada da história do Amazonas com 87.182 mil votos, a trepidante Joana Darc publicou no seu Instagram uma singela homenagem ao Negão: “Amazonino deixa um legado histórico e assim como eu, amava verdadeiramente os animais. Tive o prazer de aprender um pouco de política com ele, estar na casa dele e ele na minha, e sempre estávamos rodeados de animais porque ele acreditava na nossa causa e representatividade. Peço a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e eleitores fiéis, por todo o Estado. Descanse em paz, Negão! PS: essa foto é no sofá da minha casa, no dia que estávamos gravando uma propaganda eleitoral. É dessa forma que lembrarei dele: simplicidade, humildade, afeto e amor pelos animais!”

 

Empoderamento feminino

Já na sua conta do Twitter, a deputada Joana Darc deu uma pequena mostra do que e de quem seu mandato parlamentar estará a serviço: “Como a Rilary Castro, nota máxima no Enem, fui aluna da rede pública, formando em Direito com bolsa integral no Enem, pois meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade. Hoje, deputada, luto para que mais Joanas e Rilarys tenham oportunidades. Parabéns Rilary, voe alto!”

 

Lembrando Rilary

Para quem não sabe, a estudante amazonense Rilary Castro, de 18 anos, da Escola Estadual Tereza da Silva Leal, no município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus) alcançou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem). Rilary conta que intensificou os estudos e usava os intervalos das aulas para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos. “Eu estudava em tempo integral e nos intervalos das aulas, continuava estudando. Além disso, ao chegar em casa, descansava por algumas horas e logo retomava a rotina “, explicou ao Portal G1 Amazonas. A prática levou a estudante a alcançar nota máxima em redação, que em 2022 teve como tema: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A prova foi aplicada nos dias 13 e 20 de novembro de 2022, para mais de 5 milhões de jovens, no Brasil.

 

Atravessando pra Terceira Margem

Morreu nesta terça-feira, 14, em São Paulo, o cineasta manauara e professor Djalma Limongi Batista, autor dos filmes “Asa Branca: Um Sonho Brasileiro”, premiado no Festival de Gramado em 1981, “Brasa Adormecida”, de 1986, e “Bocage: O Triunfo do Amor”, sobre o célebre poeta português. A biografia do cineasta, em pdf, pode ser baixada de graça nesse endereço:  https://aplauso.imprensaoficial.com.br/edicoes/12.0.813.086/12.0.813.086.pdf. Eu recomendo!

 

Batendo no fígado

Em entrevista à FSP, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida foi de uma precisão cirúrgica: “Todo golpista é potencialmente um violador de direitos humanos e, por óbvio, não respeita a cidadania. Defender direitos humanos, portanto, é defender que essas pessoas sejam punidas dentro do rigor da lei”. Chupa essa, Trairão do Juruá! Ô raça!

 

Sem Teto Nunca Mais

O programa “Minha Casa, Minha Vida” deve ser oficialmente retomado durante um evento na Bahia. A iniciativa deve financiar 2 milhões de casas até 2026. Bola branca pro Nine Fingers! Xô, bolsominions!

 

Clube dos Lambanceiros

O grande pensador Gerson Camarotti diz que elevar a meta de inflação para 4,5% “é uma bomba”. E, com a segurança dos grandes especialistas, diz que quem vai se prejudicar com isso é o pobre. E, depois de uma enxurrada de palpites, alerta que a discussão é técnica. Se é técnica, porque não levanta argumentos técnicos, em vez de repetir mantras do mercado? Deve ser porque no telemprompter dele surge a palavra “seu salário” a cada 10 segundos como lembrete.

 

Evoé, Momo!

Não frequento bandas carnavalescas nem quadras de escolas de samba, mas adoro as folias de Momo. Aliás, pro meu gosto, o melhor bloco de Carnaval é o que passa perto da minha casa, com uma turma que só tem preparo físico pra dar a volta no quarteirão. Não precisa ter nome, banda afinada, grande contingente. Pode ir se desfazendo no percurso, de bar em bar. Passou, tô seguindo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui