NEGÃO na UTI

Por Chico Santa Clara*

Segundo alguns insides de plantão, o ex-secretário de Saúde Francisco Deodato coordenou pessoalmente a instalação de uma UTI particular na casa do Negão, para que ele tenha um mínimo de conforto nas chatíssimas sessões de hemodiálise a que vem se submetendo três vezes por semana, desde que os rins do candidato começaram a ratear. Meus sinceros votos de pleno restabelecimento ao ex-governador. Com saúde não se brinca!

Coisas do Coiso

Como não tem inteligência nem coragem para mudar a política de preços da Petrobras, o Coiso e sua gangue agora faz teatrinho de briga e xingamentos. Pura demagogia eleitoreira e muito desespero. Deixando a absurda política de preços correr solta durante todo o governo, começaram a tomar medidas paliativas – e erradas – nas vésperas das eleições e agora perderam totalmente o controle da situação. O desespero é total porque eles sabem que um simples decreto de reajuste de preços pela empresa derruba os supostos efeitos positivos da redução do ICMS. Ou seja: a população será duplamente punida porque terá menos verba para educação e saúde junto com preços altos de gasolina, diesel e gás. Tempestade perfeita.

O Saara é aqui!

 

Com esse calor infernal grassando na cidade, nada mais apropriado do que prestigiar o celebrado autor de “Segundo Sol”, música que fez sucesso na voz da cantora e compositora Cássia Eller: o cantor e compositor Nando Reis desembarca em Manaus, nesta sexta-feira, 17, para realizar mais um show da turnê “Nando Hits”. A apresentação está marcada para acontecer a partir das 21h, no Centro de Convenções Studio 5. Prestigie, mas leve bastante água mineral para não entrar em autocombustão. Fica a dica!

Nem Rebeldes, Nem Malditos!

Na próxima terça-feira, 21, em Vigo, na Espanha, meu xará Chico Rogido faz a abertura de sua exposição de xilogravuras intitulada “Nem Rebeldes, Nem Malditos”, elaborada em Los Angeles, Califórnia, onde reside atualmente esse ilustre carioca, mas manauara de coração. Escritor, pesquisador e ensaísta, Chico Rogido fez uma pequena biografia de notáveis brasileiros esquecidos pela mídia e ilustrou com xilogravuras belíssimas. Entre eles, estão Torquato Neto, Carolina de Jesus, Roberto Piva, Itamar Assumpção, Gramiro de Matos, João Antônio, Glauco Mattoso, José Agripino de Paula e Ozualdo Candeias. Mais detalhes em https://ilusaodasemelhanca.blogspot.com/?m=1.

Livre imprensa na berlinda

A ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, assinou nesta sexta-feira, 17, uma ordem para extraditar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para os Estados Unidos, onde enfrenta acusações de acusações de espionagem.“Este é um dia sombrio para a liberdade de imprensa e a democracia britânica. Qualquer um que se preocupe com a liberdade de expressão deveria se sentir profundamente envergonhado”, declarou em nota o Wikileaks, que vai apelar contra decisão no prazo de 14 dias, dessa vez junto ao Supremo Tribunal.

Prisão perpétua

Assange está atualmente na prisão de alta segurança Belmarsh, em Londres, onde está detido há três anos. Ele é procurado nos Estados Unidos por 18 acusações criminais depois que o WikiLeaks publicou milhares de arquivos confidenciais e telegramas diplomáticos em 2010. Se condenado, Assange pode pegar até 175 anos de prisão, o que equivale a uma prisão perpétua. Em janeiro de 2021, uma decisão do tribunal de magistrados considerou que Assange não poderia ser extraditado, pois seria “opressivo”, em razão de sua saúde mental. Mas o Supremo Tribunal britânico anulou essa decisão em dezembro, dizendo que Assange poderia ser extraditado com base nas garantias dadas pelo governo dos Estados Unidos de que o trataria bem. Alguém acredita nisso?…

Bunda santa

Os despeitados podem falar mal da cantora Anitta à vontade, só não podem negar que ela tem um dos pares de glúteos mais bonitos do planeta e que canta muito, canta pra dedéu. A turnê da diva pelos festivais das Oropas é de tirar qualquer um do sério: Rock In Rio (Portugal), Pal Mundo (Holanda), Roskilde (Dinamarca), Pacha Ibiza (Espanha), Lollapalooza Paris (França), Milano Latin (Itália), Montreux (Suíça), Mother Pride (Irlanda)! Algum outro artista brasileiro já conseguiu uma turnê europeia desse quilate?! Pergunta sincera, tô com preguiça de pesquisar. Ah, deixem a menina em paz, cambada de misóginos!

Quilombo de Saracura

Um sítio arqueológico foi encontrado nas escavações da linha 6 do metrô, no Bixiga, em Sampa. Arqueólogos acreditam que os achados, que esse tempo todo estavam embaixo da antiga quadra da Escola de Samba Vai-Vai, sejam materiais do Quilombo da Saracura. Agora, o povo preto da cidade está se mobilizando para pressionar pela preservação dos achados e para que o Quilombo da Saracura não seja apagado pelas obras do metrô. Torcendo para que consigam.

Mais do mesmo

O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), pré-candidato ao governo de São Paulo apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL-SP), não mora no endereço que declarou como seu domicílio no estado de São Paulo. Vamos ver agora se o TRE-SP faz com ele a mesma coisa que fez com o marreco paranaense e quebra de vez uma das pernas do Coiso.

Vício solitário

Você já se perguntou o que faria se o mundo estivesse acabando e você tivesse alguns minutos de vida? Esta é a pose em que nosso herói ficou por cerca de 2.000 anos, depois de ser morto por uma erupção do Monte Vesúvio. Aparentemente, o cidadão estava praticando o chamado vício solitário. Ou não. Dos 1.150 corpos recuperados por arqueólogos em Pompeia, 394 foram mortos por pedras-pomes e escombros de prédios em colapso. As 756 vítimas restantes foram mortas por uma onda piroclástica – uma coluna de gás superaquecido e cinzas liberadas de um vulcão, que viaja a centenas de quilômetros por hora. O gás e as cinzas podem ter causado asfixia. Ou pode ter matado os moradores de Pompéia com um choque térmico que cozinhou rapidamente seus corpos.

Chico Santa Clara*

Publicitário e digital influencer no Telegram